Resenha sobre o livro Antes de Dezembro
Antes de Dezembro foi um livro que não estava na minha lista de espera. Na verdade, eu nunca tinha ouvido falar nada sobre ele. Mas acabei me deparando com o seu lançamento no site da Amazon e me interessei pela capa e pela sinopse. Então, logo comecei a leitura.
No início, não achei a história interessante. Os diálogos são rasos e as coisas vão acontecendo de qualquer jeito. Mesmo assim, fiquei curiosa com o relacionamento da Jenna e do Ross, algo que foi evoluindo aos poucos ao longo da história.
Jenna é uma garota acostumada a viver na sombra dos outros. Ela não toma suas próprias decisões, apenas vai aceitando tudo o que os outros lhe oferecem, seja no relacionamento com a melhor amiga — que mal aparece na história —, no relacionamento com a família ou mesmo com o seu namorado, Monty.
A história começa com Jenna se mudando para o dormitório da faculdade, onde ela iria fazer, por seis meses, um curso do qual não gostava, mas que era o único pelo qual podia pagar. O que ela queria mesmo era ficar um tempo longe da família, não por que a família fosse ruim, e sim por que Jenna sabia que precisava viver um pouco sozinha para tentar descobrir quem ela era e o que queria fazer da vida.
Monty, o namorado de Jenna, foi quem a ajudou com a mudança, levando a garota até o dormitório e, chegando lá, do nada, o rapaz resolveu informar a ela que a partir dali o relacionamento deles seria "aberto", pois, já que Jenna estaria longe, ele não ficaria sem satisfazer as "necessidades" dele. Jenna ficou sem entender nada, mas, como sempre, não contestou, apenas aceitou uma situação que para ela parecia esquisita.
Jenna fica amiga de sua colega de quarto, Naya, do namorado dela, Will, e do melhor amigo dele, que é o Ross.
Ross mora em seu apartamento com Will e Sue, outra amiga deles. E, como Naya vive indo ao apartamento para ver o namorado, acaba levando Jenna com ela e a garota logo se torna muito próxima de Ross.
Por conta de problemas financeiros, Jenna acaba sem dinheiro para pagar o alojamento. Ross propõe que ela passe um tempo morando no apartamento, mas lá não tem nenhum quarto sobrando e Jenna acaba dividindo o quarto "e a cama" com Ross. Claro que isso ia acabar dando em algo, não?
Jenna fica confusa. Ela sabe que ficar com Ross não é problema, já que Monty abriu o relacionamento. Mas o problema é que ela está se envolvendo emocionalmente com Ross, e considera isso uma traição.
Monty logo se revela um namorado agressivo e controlador. Jenna é emocionalmente fraca e passa por situações que poderiam ser evitadas se ela fosse mais firme. Ross tenta abrir os olhos dela. E ele faz isso de maneira muito controlada. Ele sabe que Jenna já tem pessoas demais na vida dela dizendo o que a garota precisa fazer e ele quer que Jenna aprenda a tomar as decisões por ela mesma.
Apesar das brincadeiras, Ross é um garoto bastante maduro. Ele dá à Jenna o espaço que ela precisa e não apressa as coisas entre eles, mesmo estando claramente apaixonado pela garota.
Quando eles finalmente ficam juntos, é muito legal. Mas, no final, Jenna acaba tomando uma decisão que complica muito a vida do casal. E a solução só vamos ver no segundo livro, que não faço ideia de quando será publicado. Espero que a editora Plataforma 21 não nos deixe esperar tanto.
Antes de Dezembro está à venda na Amazon através deste link.
Conheça também: Esperando por você - O livro do amanhã - O acordo - After.
Comentários