Resenha de Proteja-me



Janie LaMarche é uma mulher é uma mulher que perdeu o seu esposo há quatro meses e ainda luta para conviver com a ausência dele e para cuidar dos dois filhos pequenos, Dylan e a amável Carly. 

Janie se mostra uma mulher amargurada, do tipo que você não gostaria de ser amiga, mas o momento difícil pelo qual ela passa torna suas atitudes até compreensíveis: quer ficar longe de todos, é irônica em seus comentários (e pensamentos que a autora fez questão de registrar). 

Janie conta com poucos amigos, pois quando seu esposo era vivo eles se fecharam em seu mundo e para Janie tê-lo por perto era suficiente. Mesmo assim ela contava com a ajuda de uma vizinha, Shelly, a única pessoa que parecia compreendê-la às vezes. A tia Jude também a ajuda e por incentivo dela Janie recebe semanalmente a visita do padre Jake. 

Percebemos com Janie o quão vulnerável uma mulher pode ficar quando está de luto. Janie confunde seus sentimentos algumas vezes e apesar de ser durona tudo o que ela realmente necessita é de um abraço bem apertado, carinho e alguém que a compreenda. 

A mãe de Janie, Noreen, é um pouco fria e distante e o relacionamento das duas se torna mais complicado desde a morte de Robby, pois Noreen viajou sem dar a filha o apoio que ela tanto precisava no momento. 

Um presente inesperado faz a vida de Janie ir mudando aos poucos. Antes de morrer Robby havia contratado um construtor, Tug Malinowski, para fazer a varanda de sua casa. 

Ao construir a varanda Tug observa Janie e o jeito como está lidando com a vida. Aos poucos, sem muita intromissão e com muita paciência, Tug tenta fazer Janie ver a vida de um outro modo. 

Paciência, perdão, compreensão são temas que o livro aborda bem. Quanto tempo deve durar o luto? É errado tentar ser feliz outra vez? Janie luta com seus sentimentos conflitantes e o leitor é levado a refletir também. 

Mais informações no site da Editora Novo Conceito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Resenha sobre o livro Um reino de carne e fogo