O Menestrel - William Shakespeare

Nota: Esse texto é na verdade um poema de Veronica A. Shoffstall, chamado Depois de um tempo. Saiba mais através deste link.

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.


Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. 


Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la… E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. 


Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam… Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… Por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. 


Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… Mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. 


Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… E que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. 


Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens… Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.


Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém… Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte. 


Aprende que o tempo não é algo que possa voltar. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar… Que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.

Lindo, não? 
 

Comentários

  1. Fico com o que diz a Bíblia Sagrada , a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de como alguma smentes são tão pequenas que ideias similares se anulam na cabeça delas só por não serem atrubuídas a seu amigo imaginário. O ser humano é incrível.

      Excluir
  2. Obrigada por nós proporciona uma bela leitura conhecimento nunca e muito para uma mente sedenta apreciei a leitura

    ResponderExcluir
  3. Um texto incrível.
    W.S era ótimo em ordenar e expor idéias.

    ResponderExcluir
  4. "nossas dúvidas são traidoras e nos faz perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse pelo medo de tentar".

    ResponderExcluir
  5. Noossa!!! Se as pessoas entendessem isso, o mundo não seria do jeito que é... " Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… E que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. É um texto para ser analisado e colocado em prática. :-)

      Excluir
  6. Este texto é muito lindo e se souber interpretar irá tirar ótimo proveito para a VIDA.

    ResponderExcluir
  7. Só uma sujestão.
    Esse poema não foi escrito por William Shakespeare, e sim por uma garota de 19 anos chamada Veronica A. Shoffstall que fez esse texto para falar em sua formatura.

    ResponderExcluir
  8. Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão E que ser flexível não significa ser fraco

    ResponderExcluir
  9. Não é do Shakespeare... mas sim é algo para se levar para a vida

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria que, se pudesse, corrigisse o autor do texto, não é Shakespeare, é Veronica A. Shoffstall.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas no final do texto tem falando meu caro!

      Excluir
    2. Junior Dias, obrigada pela sugestão. Há uma nota no final do texto explicando. Eu mantive o nome do Shakespeare para facilitar no link de buscas.

      Excluir
  11. O texto é sem dúvida alguma espetacular. Faz a pessoa refletir sobre como temos nos relacionados principalmente com nós mesmo. Pois para se termos uma boa relação interpessoal precisamos ter a melhor possível intrapessoal. Quando aprendemos a esperar menos dos outros e fazer mais por nós mesmo, creio eu que temos compreendido a mensagem da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, obrigada por seu comentário. É o que estou tentando aprender ultimamente: esperar menos dos outros! Boa reflexão.

      Excluir
    2. Se você está "tentando aprender" é sinal que está no rumo certo. Todo processo de aprendizagem passam por um começo, e se torna continuo. Continue nessa que é a maior e melhor de todas as aventuras.

      Excluir
  12. Alguém sugeriria esse poema para aniversário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se você usou o poema, mas espero que tenha dado certo. :-)

      Excluir
  13. É uma brutal falta de vergonha se atribuir a outra pessoa uma obra, seja qual for.É pura má-fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ramos Sobrinho. Eu coloquei uma observação no final do texto, mas percebi que isso é insuficiente. Agora vou colocar uma nota logo no início atribuindo o nome da autora. O fato de ainda manter o nome do Shakespeare no título do texto é porque a maioria das pessoas (inclusive eu por muito tempo) acha que esse é um texto dele e procura dessa forma pela internet. Por isso mantenho, para facilitar o processo de busca. Obrigada por seu comentário. Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada por sua contribuição. :)

      Excluir
  14. Maravilhoso, me encantou demais! Cada frase merece uma reflexão!

    ResponderExcluir
  15. Lindo texto, reflete muito bem nossa vida

    ResponderExcluir
  16. Sempre volto aqui pra reler... Espetacular!

    ResponderExcluir
  17. Deixo aqui o meu muito obrigado pela postagem desse poema.

    ResponderExcluir
  18. Belíssimo texto. Só não é de Shakespeare, verifique. Mas, fica aqui o meu agradecimento. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, tem uma nota logo no início mencionando a autora. Obrigada!

      Excluir
  19. Só não é do Shakespeare, fora isso o texto é ótimo

    ResponderExcluir
  20. Perfeito, estava procurando e encontrei aqui! obrigado fico muito grato

    ResponderExcluir
  21. Passei a vida pensando que o texto seria de Shakespeare. Amo demais e quem fez realmente estava inspirado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. São palavras que a gente não se cansa de ler. :)

      Excluir
  22. Bom 😃 mas grande se escreve né muito lindo

    ResponderExcluir
  23. "O menestrel" ... Amo!!❤️

    ResponderExcluir
  24. Conheço esse texto a pelo menos 12 anos e sinto que quanto mais envelheço, mais esse texto faz sentido. É provocativo pensar que foi escrito por uma menina de 19 anos (descobri agora através do seu blog). Isso me faz refletir como existem pessoas realmente profundas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiano! Nossa, é verdade. Algumas pessoas têm uma sensibilidade incrível para escrever e nos tocar a alma. Obrigada pela visita.

      Excluir
  25. Atendo pelo nome de Vinicius.
    Confesso ter me surpreendido por esta obra não ter sido escrita pelo Shakespeare, pois conheço ela há anos. Contudo, a real autora Veronica A. Shoffstall, merece ser parabenizada por tamanha competência em criar um texto tão esplêndido e que nunca deixará de ser atual. A mente humana necessita de uma evolução que a autora Shoffstall, descreveu com tamanha perfeição há cinco décadas atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius, que bom tê-lo aqui. Realmente, a autora teve uma sensibilidade impressionante ao escrever essas palavras. E há muita sabedoria nelas.

      Excluir
  26. Você tirou de cabeça? É por que faltou alguns, mas tá bem legal! É impossível não se emocionar lendo ou ouvindo "o menestrel".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá incompleto? Não percebi... E sim, é emocionante mesmo. :)

      Excluir
  27. Sempre que estou fora do eixo, eu leio ou ouço esse poema, ou assisto a interpretação do Moacir no YouTube, esse poema é lindo e emocionante, o poder das palavras é incrível!

    ResponderExcluir
  28. Shakespeare é maravilho.

    ResponderExcluir
  29. A bíblia não diz nada,quem fiz e fala é você. A bíblia não é uma pessoa, é um conjunto de livros considerado sagrado para os cristãos. O melhor é falar : está escrito na bíblia. Falar que a bíblia diz é um erro muito grande e uma forma de manipulação feita pelas igrejas.

    ResponderExcluir
  30. É mágica a sensação que sinto ao escutá-lo enquanto observo a interpretação em vídeo. É um tesouro literário, um presente deixado por W.S.

    ResponderExcluir
  31. Amo este texto, não tenho ideia de qtas vezes ja li. é muito lindo é uma magia inexplicável.

    ResponderExcluir
  32. Impossível não se emocionar com a profundidade do poema. Simplesmente belo

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. ------------ O Menestrel -----------

    ( De Veronica Shoffstall, uma autora americana que, em 1971, aos 19 anos de idade escreveu em seu livro de formatura o texto “After a While”:...

    https://umpoucosobrequalquercoisa.wordpress.com/2015/08/17/ser-ou-nao-ser-eis-a-questao-o-menestrel-veronica-shoffstall-e-william-shakespeare/ )

    E não de:

    William Shakespeare

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons