Resenha de A filha da minha mãe e eu


Sabe quando você inicia a leitura de um livro e a história não lhe agrada nem um pouquinho? Então você deixa o livro de lado e ele passa dias e dias esquecido, mas quando finalmente você decide retomar a leitura... Surpresa! Não larga o livro mais um segundo sequer! Pois é, aconteceu isso com A filha da minha e eu. O início da leitura não chamou muito a minha intenção por ser aquele relato da menina sofrida cuja mãe prefere o irmão e ela se sente então desprezada; se apega mais ao pai, o que provoca ciúme na mãe e então há um relato de queixas e mais queixas. Porém, depois de um tantinho de páginas a história vai tomando um rumo melhor. A mãe vilã vai se tornando uma mulher bacana, forte. Quer dizer, ela não se torna nada. A pequena Mariana é que vai crescendo, amadurecendo, vivendo e entendendo os motivos de a mãe agir de determinada forma.

A Dona Helena (mãe de Mariana) é uma mulher fria mesmo, não há como negar. Mas o que Mariana aprende no decorrer da trama é entender que diante de tudo o que a mãe viveu há até uma justificativa dela ser como é. E Mariana também vai entendendo que tem que aceitar sua mãe com todos os defeitinhos dela, e não como Mariana a idealiza. Pois mesmo com todos os defeitos, Helena é uma mãe dedicada no que se refere ao bem-estar dos filhos. Ela faz tudo pelos filhos (até umas coisas meio loucas, cenas cômicas e dramáticas), embora quase nunca demonstre o amor que sente por eles.

Gustavo, irmão de Mariana, acaba desenvolvendo também um papel importante na trama. É aquele personagem que aos poucos cresce e acaba tomando o seu lugar. 

O livro é centrado na família e acaba dando uma pincelada em vários temas como aborto, divórcio, drogas, abandono, homossexualismo, adoção... Será que eu esqueci algum? E é isso que torna a leitura mais atraente. Amo temas relacionados ao convívio familiar! Adoraria comentar mais coisas, mas acho que não é possível senão perde a graça. Mas fica a dica de uma ótima leitura. Até a próxima!

Para mais informações acesse o site da Editora Novo Conceito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons