Resenha sobre o livro Belle



Belle foi um livro que eu comecei a ler e abandonei logo nas primeiras páginas. Não que o livro fosse ruim, apenas não era o que eu queria no momento. Mas, depois de um tempo e outras leituras, resolvi retomar a leitura de Belle ainda com pouco interesse e valeu a pena. A história era o que eu esperava desde o início, mas o meu olhar sobre ela mudou.

Lesley Pearse é uma autora que traz temas polêmicos e personagens fortes, geralmente mulheres vítimas de alguma forma de abuso. Belle é um livro que aborda o tráfico de mulheres. Após presenciar um assassinato, a menina Belle é sequestrada pelo assassino para que não se torne a testemunha desse crime diante de um tribunal. Ela é levada para Paris onde é vendida e abusada sexualmente. Depois, é levada para New Orleans onde é obrigada a se tornar oficialmente uma prostituta. No percurso até New Orleans, ela é levada por Etienne, um homem de olhos frios e de má reputação. Mas, a jovem Belle acaba por amolecer seu coração e ele a trata com carinho e procura ensinar a Belle como sobreviver no mundo o qual estava destinado a ela.

Em New Orleans, Belle aprende muito sobre os homens e a vida. Aprende que não se pode confiar em todas as pessoas e que o preconceito seria o companheiro em sua vida.

Belle luta para um dia poder voltar para sua casa, mas antes ela sabe que precisa resolver muitas coisas e reorganizar sua vida. 

Enquanto isso, Jimmy, um amável rapaz que se apaixonou por Belle enquanto ela ainda era uma garota inocente, não desiste de encontrar sua amada. Mesmo quando o tempo passa, ele ainda tem a esperança de reencontrar Belle e torná-la sua esposa.

O livro nos ensina uma grande lição a respeito da ganância, luxo, dinheiro fácil, valores corrompidos. Belle, por um momento, não vê saída para uma vida digna novamente, por um tempo ela é seduzida pelo domínio que pode exercer nos homens e seu lucro. Mas, as experiências duras da vida de uma meretriz a faz perceber que retomar sua antiga vida é a melhor solução. Ela procura superar seu passado ruim e voltar a confiar nos homens, no amor. Mas será que conseguirá ter uma vida feliz ao lado Jimmy?

O livro traz cenas traumatizantes, revoltantes, mas também mostra a doçura do verdadeiro amor e amizade. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons