Resenha do livro A Lista
Apesar de já ter sido surpreendida por muitos temas bons, sempre fico bem feliz quando mais um livro me surpreende. A Lista para mim começou com uma leitura cansativa, sem um conteúdo interessante a ponto de prender você na leitura. Felizmente, aos poucos, a história começa a lhe prender. E lá para o final do livro você já está encantado a ponto de cair de amores pela história e seus personagens.
Kitty Logan é uma jornalista que se envolve numa grande enrascada. Ela tinha conseguido o emprego de seus sonhos e tudo o que mais queria era se destacar, abrilhantar mais sua carreira e, para isso,publicou uma reportagem que denunciava um professor por abuso sexual contra uma ex-aluna. O que Kitty não esperava é que a verdadeira história não ocorreu bem da forma como ela publicou. E ter se precipitado sem ao menos confirmar a veracidade da história trouxe graves consequências para Kitty.
Kitty também trabalhava para uma revista onde a editora, Constance, era sua melhor amiga. Constance morre de câncer, mas, antes de morrer confessa a Kitty seu desejo de publicar uma última matéria. Constance não tem tempo de revelar a Kitty o que seria essa matéria. Ela deixa para a amiga apenas uma lista com cem nomes de pessoas que Kitty jamais ouvira falar na vida.
Durante a maior parte do livro Kitty se desdobra para encontrar essas pessoas e descobrir do que se trata a matéria. Ela acredita que essa é a oportunidade de ajudá-la a melhorar sua reputação como jornalista e Kitty se agarra a essa chance como se fosse a sua última oportunidade.
O livro A Lista nos ajuda a refletir sobre os erros que cometemos, ou podemos cometer ao tentarmos sermos bem-sucedidos profissionalmente. Sabe aquela famosa frase "suba na vida, mas não faça dos outros um degrau"? É por aí.
Mas a vida sempre nos dá uma chance. Uma oportunidade para reconhecer os erros e tentar consertá-los. Se não for possível restituir plenamente, ao menos vamos aprender a não cometer os mesmos erros e a buscar o perdão. Se não for mais possível reverter a situação à pessoa a quem prejudicamos, que façamos o bem a outras pessoas.
Personagens relevantes
Bob e Constance - Casal proprietário da revista Etcetera e amigos de Kitty.
Steve - Melhor amigo de Kitty e o único que tem a coragem de lhe dizer algumas verdades. É do tipo que olha nos olhos e diz o que pensa. Mesmo que para isso tenha que ser um pouco duro.
Pete - Editor-chefe da Etcetera e que alguma vezes tira Kitty do sério.
Colin Maguire - Professor vítima da acusação de Kitty.
Ambrose Nolan, Eva Wu, Archie Hamilton, Jedrek Vysotski, Bridget Murphy e Mary-Rose Godfrey - Pessoas que estavam na lista e que abrilhantaram o livro com suas histórias e atitudes diárias.
Conheça mais livros da Cecelia Ahern
O Presente
Comentários