Resenha do livro Ninfeias Negras


Sabe quando uma história surpreende de verdade? Eu não esperava que ler Ninfeias Negras pudesse ser tão bom. Algumas pessoas que leram disseram que até, mais ou menos, metade do livro, a leitura não fluía, elas pensaram em desistir... mas persistiram e no final se surpreenderam. O mesmo não aconteceu comigo. Eu gostei do livro desde a primeira página. 

A história se passa em Giverny, cidade mundialmente conhecida devido aos quadros pintados por Claude Monet, que retratava a paisagem local. 

A trama gira em torno do assassinato de um médico renomado na cidade, Jérôme Morval. Os investigadores trabalham incansavelmente, mas a investigação não obtém sucesso. Os fatos não se encaixam e não há provas plausíveis contra os suspeitos. 

Laurenç Sérénac é o inspetor responsável pelo caso. Ele é um bom inspetor, mas seu trabalho fica comprometido ao se envolver emocionalmente com a professora do vilarejo, Stéphanie Dupain. O problema é que Jacques Dupain, esposo de Stéphanie, é, para Laurenç, o principal suspeito do crime. O assistente do inspetor, Sylvio Bénavides, não concorda com o seu chefe. Para ele, Laurenç quer incriminar o esposo da professora por motivos pessoais. Apesar de os dois discordarem quanto a isso, eles se dão muito bem e formam uma dupla e tanto no trabalho. 

Fanette Morelle é uma garotinha que também vive no vilarejo. Como muitos moradores locais, ela também sonha em se tornar uma pintora famosa. Sua mãe não a incentiva muito, e ela acaba tendo que pintar seus quadros escondida. E o problema em ficar escondida em locais isolados, é que muitas vezes isso atrai pessoas com más intenções para perto de si. Fanette tem amigos, mas nem todos que se aproximam dela são dignos de confiança.

Boa parte do livro é narrada pelo ponto de vista de uma senhora que observa a todos os moradores do vilarejo. Ela parece conhecer todos muito bem, pois mora em um local privilegiado, onde pode observar o cenário principal do lugar. Por ser idosa, ela não chama muita atenção, e passa despercebida por todos... 

Ninfeias Negras é uma mistura de romance, suspense, muita arte (se prepare para ter uma aula sobre Monet) e um mistério que, ao ser desvendado, vai lhe deixar de queixo caído. O final é espetacular. É uma leitura que vale muito a pena. Recomendo!

Conheça também: Todos os nossos ontens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons