Resenha do livro O Morro dos Ventos Uivantes


O primeiro contato que tive com essa história foi em 2003, através do filme. Assisti a versão de 1992. A mais recente é de 2011. Foi uma história que me encantou. No entanto, li o livro apenas este ano. 

A leitura é prazerosa. Eu vejo muitos comentários nos grupos de leituras de pessoas que não gostaram do livro, mas eu curti. É um clássico da literatura inglesa e merece estar nesse patamar.

Fiquei surpresa no início da história com o toque de humor com que tudo é narrado. Estava acostumada com o temido Heathcliff, e, de fato, ele é um pouco assustador, mas no início da história, dá até para dar risada.

Heathcliff era um garoto quando foi levado para a casa da família Earnshaw. Em uma de suas viagens, o Sr. Earnshaw volta para casa trazendo o garoto. Em nenhum momento do livro, a origem de Heathcliff é revelada. Só fica claro, que ele se torna o "filho favorito" do Sr. Earnshaw, o que provoca ciúmes em Hindley, o filho legítimo. E o mesmo passa a maltratar Heathcliff.

Por outro lado, a outra filha de Earnshaw, Catherine, se afeiçoa muito ao garoto e ambos se tornam amigos inseparáveis. À medida que crescem, os sentimentos entre eles se intensificam. Heathcliff ama Catherine, mas esse sentimento não desperta atitudes boas nele quando Heathcliff é rejeitado por ela. Catherine decide casar-se com Edgar Linton, pois ele tem melhores condições de vida, tem renome, ao passo que Heathcliff não passa de um empregado sem família. 

Heathcliff desaparece por um tempo, quando retorna está bastante rico. Assim como sua origem foi um mistério, sua riqueza também. Agora que tem certos privilégios, ele passa a se vingar de todos. E isso inclui prejudicar também os familiares das pessoas que ele odeia. Muita gente acaba sendo vítima dos sentimentos doentios de Heathcliff. Até a geração seguinte é prejudicada.

A história é interessante de ler. Podemos refletir sobre algumas coisas, principalmente sobre a vingança, sobre nutrir sentimentos e pensamentos negativos. Querer devolver na mesma moeda o que nos fizeram. Todos sofreram com a vingança de Heathcliff, mas ele foi o mais infeliz.

Leia também: O sol também se levanta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons