Os livros e a pirataria

Resultado de imagem para cupom válido

Participo de alguns grupos de leitura on-line. Alguns são grupos de leitura conjunta, outros de sugestões de livros e outros funcionam apenas para compartilhamento de PDFs. Em todos esses grupos volta e meia surge o debate: é correto compartilhar PDFs? Os argumentos são de todos os tipos, alguns coerentes, convincentes... outros nem tanto.

Claro que não é correto compartilhar de forma gratuita arquivos de livros que escritores e a equipe editorial trabalharam duro para publicar. Mas, quem nunca baixou um livro, fez as famosas xérox na época da faculdade, assistiu a filmes em sites piratas, etc. etc. que atire a primeira pedra.

O meu propósito aqui não é julgar ninguém, apontar o dedo em ninguém, muito menos propor o fim da pirataria, pois seria como enxugar gelo. Quero apenas dar duas dicas para amenizar os prejuízos causados pela distribuição gratuita do trabalho alheio. 

1. Se você ama livros digitais, a assinatura do Kindle Unlimited é uma solução e tanto. Quando assinei, eu ainda nem tinha o meu Kindle. Baixei o aplicativo no celular e no computador e lia à vontade. Se você procurar bem, vai encontrar títulos bem interessantes para todos os gostos. A assinatura custa apenas R$ 19,90 e você ainda pode pegar aquelas promoções que a Amazon faz direto e pagar por três meses apenas R$ 1,99. Vale muito a pena!

2. Se você não é tão fã assim de livros digitais e prefere os livros em formato físico, o lance é ficar de olho nas promoções. Sempre tem alguma rolando! Mas, se você é um leitor impaciente e não gosta de ficar procurando ou aguardando as promoções, ainda existe solução: os cupons de desconto.

O Cupom Válido é um site que reúne promoções e cupons de desconto em várias lojas. E é supersimples utilizar esses cupons. Basta entrar no site Cupom Válido, escolher uma das lojas, clicar no ícone para ver o cupom e depois copiá-lo. No ato da compra, é só copiar o código do cupom. Se você ainda tiver dúvidas, o próprio site dá o passo a passo.

Com boa vontade e organização, dá para você comprar seus queridos livros (e até mesmo outros produtos) e ajudar quem trabalhou duro a ter o seu trabalho reconhecido e valorizado.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons