Resenha sobre o livro Kurt Seyit e Shura


O meu interesse por essa história começou quando vi esta bela imagem em uma rede social. Ao pesquisar, constatei que se tratava de uma série exibida na Netflix. Ao pesquisar um pouco mais, vi que existia um livro. Então, dei prioridade ao livro para conhecer a verídica história de Kurt Seyit e Shura. 

O livro escrito por Nermin Bezmen, neta de Seyit, é um clássico contemporâneo da literatura turca. A história começa relatando sobre Seyit em suas aventuras amorosas e o momento em que ele conhece Shura em um baile. A conexão entre eles foi imediata e no segundo encontro Shura já estava disposta a se entregar a esse amor.

O compromisso de Seyit com a carreira militar o afastou de Shura. Ele lutou na Primeira Guerra Mundial. Mesmo assim ela o esperou. O reencontro dos dois não foi conforme o esperado. Vítimas da guerra, eles perderam suas posses e tiveram que se afastar da família. Viveram um período difícil, pois foram obrigados a abrir mão de um padrão social elevado para viverem de modo mais simples.

Seyit amava Shura, mas mesmo assim foi fiel a um pedido que o pai fez quando ele ainda era apenas um menino. O pai de Seyit disse para ele se divertir com as russas, mas jamais se casar com uma delas. Quando o momento de se casar chegasse, Seyit deveria escolher uma moça da Crimeia. Como Shura o esperou voltar da guerra, ele não a abandonou, mas também não se casou oficialmente com ela.

Depois de passarem por muitos problemas, isso acabou afetando o amor. Seyit desconfiou de Shura e a traiu. Depois disso a relação se desgastou, pois Shura buscou vingança. O que era um belo amor se transformou em uma relação um pouco doentia. Virou desejo, luxúria... Mas não era mais um amor puro.

Seyit se casou com Murka, uma jovem que ele não amava. Não o suficiente para respeitá-la, pois Seyit a traía muito. E a vida dela foi só sofrimento com ele, pelo menos no início do casamento.

No começo do livro eu fiquei encantada. A parte que relata a infância de Seyit também é muito boa. Ele era um jovem valoroso. Na vida adulta, não conseguiu se manter fiel a nenhum amor e eu fui me desencantando com ele.

É um livro que recomendo. Assisti ao início da série e já percebi que a história é um pouco diferente. Mas, me interesso em dar continuidade, já que os outros livros não foram traduzidos e não tem como saber sobre a vida dele com Murka.

Vale a pena conhecer o livro e a série.

Leia também: Perdendo-me

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons