Resenha sobre o livro Terra em Chamas



A série Crônicas Saxônicas é narrada em primeira pessoa pelo personagem Uhtred. Ele já está velho e sua narrativa relata os fatos da juventude. Apenas em breves momentos ele narra o presente, geralmente no início do livro. Bernard Cornwell utilizou esse mesmo modelo de narrativa em As Crônicas de Artur. Com isso, o autor já dá alguns spoilers do que podemos esperar da história e, mesmo assim, ainda nos surpreende em muitos fatos.

Seguindo ordens de Alfredo, Uhtred vai ao encontro de Haesten, o traidor. Uhtred queria lutar, mas a ordem de Alfredo era levar missionários a Haesten e exigir que ele saísse de Wessex.

Uhtred estava com 35 ou 36 anos de idade. Já era considerado sortudo por ter vivido tanto, já que desde criança era um guerreiro.

Harald, cabelo de sangue, era o inimigo da vez. Queria tomar Wessex. Skade era amante de Harald e lançou uma maldição sobre Uhtred quando ele a havia capturado. A relação que Uhtred desenvolve com ela é um pouco conturbada. Enquanto lia, temi que realmente ela o prejudicasse. 

O relacionamento de Uhtred com o rei Alfredo é muito interessante. Alfredo não gosta de Uhtred porque ele não se converte ao cristianismo, mas é obrigado a tolerá-lo porque Uhtred é o seu melhor guerreiro e os homens se sentem confiantes em lutar sob o comando de Uhtred, já que ele é invencível em batalha.

Uhtred não vê a hora de ficar livre do juramento que fez de servir Alfredo. No entanto, sabendo que a morte se aproxima, Alfredo pede a Uhtred que preste juramento a Eduardo, seu filho.

Osferth, filho bastardo de Alfredo, se junta ao exército de Uhtred.

A batalha de Fearnhamme foi mais uma que Uhtred travou com sucesso, mas toda fama foi dada a Aethelred, primo de Uhtred, esposo de Aethelflaed. Harald não morreu nessa batalha. Ferido, foi levado por seus homens para um lugar seguro. 

Gisele e o bebê que ela estava esperando morrem. Uhtred acreditava que foi por causa da maldição de Skade, mesmo assim, não a matou, a manteve em sua casa.

O filho mais velho de Uhtred, Uhtred, não tinha nada a ver com o pai. Não demonstrava entusiasmo para ser guerreiro, o que fazia o pai não gostar muito dele. 

Muita coisa acontece na vida de Uhtred nesse livro. O reencontro com Ragnar, a despedida, o desentendimento com Brida e o início do relacionamento com Æthelflaed. 

Uhtred quase morre em batalha. Se não fosse seus companheiros leais, o fim dele teria chegado.

Eduardo se revela em batalha. Ele não é um guerreiro, mas é determinado. 

Como sempre, fortes emoções nessa série incrível.

Terra em Chamas foi um livro que demorei bastante tempo para ler e por isso tive dificuldade em escrever essa resenha (que na verdade é mais resumo). Não que o livro seja ruim, é ótimo. Eu que estava mais a fim de ler outras coisas. Mas, agora retomei o ritmo de leitura da saga e pretendo terminá-la em breve. 

Conheça os outros livros através deste link.

Para comprar Terra em Chamas, clique neste link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons