Resenha sobre o livro A Rainha Vermelha

 


Depois de muito ouvir falar sobre esse livro, chegou a minha vez de ler! A rainha vermelha é o primeiro livro de uma série da autora Victoria Aveyard. A série ganhou muita repercussão por terminar de um modo que deixou muitos leitores enfurecidos. E aí ganhou um outro livro de contos e parece que tudo se fechou de forma mais satisfatória. Resolvi ler e tirar minhas próprias conclusões. 

Como a sinopse esclarece bem a história, vou postá-la aqui: 

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.

Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso. Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?

Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Resenha: 

Mare é uma garota pobre. Para conseguir suprimentos básicos, ela costuma roubar, embora seus pais não apreciem isso e fiquem relutantes em fazer uso das coisas adquiridas por Mare de forma ilegal. Mas, a garota não possui nenhum outro talento. O que resta para Mare, ao completar 18 anos, é se alistar no exército e esperar o momento de morrer, algo que ela não quer.

Mare era especialista em roubar coisas dos bolsos das pessoas. Tinha o dom de passar despercebida na multidão. Mas, certa noite, ao tentar roubar um rapaz, ele foi mais rápido e a pegou. Ao invés de puni-la, o rapaz que obviamente era rico, conversou com ela, procurou saber da sua história e a presenteou com uma moeda de valor. 

Mare não fazia ideia de que esse rapaz era o príncipe Cal. E para ajudá-la ainda mais, no dia seguinte ele manda uma escolta para a casa da garota para levá-la a trabalhar no palácio.

O que seria algo muito bom para a vida de Mare, se torna um inferno quando, numa festa, para se defender, ela faz uso de poderes que são privilégios apenas para quem tem sangue prateado. O sangue de Mare é vermelho. Ela não podia ter poder algum. Isso desperta o interesse do Rei, que logo manda prendê-la para poder interrogá-la. E o que o Rei descobre sobre Mare é bem interessante:

"Resumindo: você é pobre, rude, imoral, limitada, simplória, amarga, teimosa: uma chaga em seu vilarejo e em meu reino." p. 91

Então... Mare é mais ou menos isso.

A solução que o Rei encontra é: tornar Mare a noiva de seu segundo filho, Maven. O garoto não fica nem um pouco satisfeito com isso. Mare também não. Mas, pelo menos ela escapou da morte imediata.

No palácio, Mare passa a se chamar Lady Titanos e a ser tratada como um membro da realeza. Tem aulas de etiqueta, aprende a se portar bem, aprende a controlar seu poder, que é produzir raios, controlar a eletricidade, essas coisas... Mas, Mare não está iludida, ela sabe que o Rei, especialmente a Rainha, que é mais ardilosa, tem planos para ela. Mare sabe que está sendo tolerada no palácio e que é uma marionete nas mãos da realeza.

Aos poucos, Maven se torna amigo de Mare e aceita seu noivado com ela. Ele dá um conselho a Mare que ela vai precisar muito: "É melhor você esconder esse seu coração, Lady Titanos. Ele não vai levá-la a nenhum dos lugares a que deseja chegar." p. 156. Ele avisou, mas claro que Mare não seguiu esse conselho. 

Cal é noivo de uma outra garota, a pior inimiga de Mare. Mas, isso não impede que eles se aproximem e Mare fique dividida entre os dois irmãos. 

Cal será o futuro rei. Maven ama o irmão, mas não suporta mais ser a sombra dele. Já vimos essa história antes, não? Ela nunca termina bem. 

Uma traição põe o reino de cabeça para baixo. Uma reviravolta e tanto na história! 

Ansiosa para ler o segundo volume. 

A Rainha Vermelha está disponível para venda no site da Amazon através deste link

Leia também: O último reino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons