Resenha sobre o livro Guerreiros da Tempestade

 


Chegamos ao nono livro da série Crônicas Saxônicas! 

Spoiler.

Em Guerreiros da Tempestade Uhtred tem um novo inimigo: Ragnall Ivarson, um norueguês que se dizia Rei do Mar, temido por muitos e irmão de Sigtryggr, genro de Uhtred. 

Houve um ataque em Brunanburh, local que que Uhtred havia deixado Aethelstan para defender. Ao chegar lá, Uhtred constatou que o norueguês estava por trás do ataque e se preocupou se o genro havia se rebelado contra ele também. Mas, lá no finalzinho do livro, descobrimos que Sigtryggr estava sendo aprisionado pelo irmão em uma ilha. O momento que Uhtred vai libertar ele e Stiorra é épico.  

Não muito diferente dos demais livro, a história é sobre planos de guerra, Uhtred implicando com os padres, desobedecendo as ordens de Aethelflaed, etc. 

O momento tenso do livro foi quando Brida apareceu mostrando todo o ódio que sente por Uhtred. Ela faz uma coisa horrível com o padre Oswald, filho mais velho de Uhtred, e quase o matou. Uhtred deixa de lado toda mágoa pelo filho não ter se tornado um guerreiro, deixa claro que ainda o ama e vai em busca de vingança. 

Momentos fofos: Uhtred perdoando o filho, salvando Stiorra, tornando Sigtryggr rei.

Momentos engraçados: A Ratinha e a irmã Gomer. Esse Bernard Cornwell gosta de umas pegadinhas.

E por falar nele, olha que declaração linda sobre os guerreiros:

"Não é difícil ser um senhor, um jarl ou mesmo um rei, mas é difícil ser um líder. 

(...) Um líder que não é temido deixará de governar. Mas o medo não basta. Eles também devem amar. Quando um homem é levado a uma parede de escudos, quando um inimigo rosna em desafio, quando as lâminas se chocam nos escudos, quando o solo está para ser encharcado de sangue, quando os corvos voam em círculos aguardando as entranhas dos guerreiros, um homem que ama seu líder vai lutar melhor que um homem que meramente sinta medo dele. Nesse momento somos irmãos, lutamos uns pelos outros, e um homem deve saber que seu líder irá sacrificar a própria vida para salvar qualquer um dos seus comandados.

(...) Os que lideram por meio do medo podem se tornar grandes reis de terras tão extensas que ninguém conheça as fronteiras. Mas também podem ser derrotados, podem ser derrotados por homens que lutem como irmãos." pp. 249-250. 

Uhtred, apesar de sua força, está ficando cada vez mais velhinho. Olha que fofo!

"Eu estava ficando velho. Tinha dores nos ossos, pelos grisalhos na barba e um sonho velho no coração. Eu queria Bebbanburg." pág. 242

Volta logo pra casa, Uhtred! 

Guerreiros da Tempestade está à venda na Amazon através deste link

Conheça os demais livros da série aqui

Leia também: O Conde de Monte Cristo - O sal das lágrimas - Um homem de sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons