Resenha sobre o livro O Trono Vazio


 

Finalizei a leitura de mais um livro das Crônicas Saxônicas. O Trono Vazio, oitavo livro, começou de uma forma diferente dos demais livros da série. O prólogo é narrado por Uhtred, o filho. Confesso que achei muito bom o aprofundamento nesse personagem. Mas, a partir do primeiro capítulo, Uhtred, o pai, volta a ser o narrador. 

Vou relatar os principais acontecimentos desse livro:

Uhtred não é mais um rapaz e o sério ferimento causado no final de O Guerreiro Pagão, sétimo livro, o deixou com sequelas. Ele sofre de uma dor constante e o ferimento sangra e expele pus. No livro inteiro Uhtred sofre desse mal, mas isso não o deixa incapacitado, ele ainda continua fazendo suas façanhas.

Aethelred morre, o que é um alívio para algumas pessoas.

Uhtred impede o casamento de Aelfwynn, filha de Aethelflaed, com Eardwulf, um guerreiro arrogante e cruel.

Aethelhelm, sogro do Rei Eduardo, manda sequestrar Aethelstan, o filho bastardo do rei, que Uhtred protege e ama como se fosse um filho. 

Aethelflaed, por causa das artimanhas de Uhtred, se torna líder na Mércia.

Eadith, irmã de Eardwulf e ex-amante de Aethelred, ajuda Uhtred a ser curado e se livrar da maldição da espada que o feriu. Então, no final do livro, ele não sente mais dor. Fiquei ansiosa para ver Uhtred no próximo livro em sua plena forma. 

Uhtred treina Aethelstan deixando o garoto realizar pequenos julgamentos. Ele sabe que o garoto é filho de um rei e merece ser tratado como tal.

Stiorra se apaixona pelo filho do líder nórdico, Sigtryggr, e vai embora com ele. Nesse momento ela demonstrou mais uma vez que é filha de Uhtred e muito parecida com ele, porque enganou a todos, fazendo-os achar que ela odiava Sigtryggr, mas, no momento em que o guerreiro estava indo embora foi que Uhtred descobriu que Stiorra iria junto com ele. Foi uma despedida emocionante. Mesmo não sendo o guerreiro que Uhtred escolheu para se casar com a filha, ele abençoou a união, por queria ver Stiorra feliz. 

E, por sorte, Sigtryggr não era o inimigo que Uhtred esperava. Era um bom homem.

Finan permanece muito fiel a Uhtred, e bem próximo de Uhtred filho. Finalmente um pouco da vida dele é revelado e conhecemos mais desse personagem tão fiel a Uhtred. 

Como todos os livros da série, recomendo muito a leitura de O Trono Vazio. 

Você pode conhecer os demais livros da série clicando neste link

O Trono Vazio está à venda na Amazon

Leia também: Kurt Seyit e Shura - O Clã do Magos - Manuscritos do Mar Morto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons