Resenha sobre o livro O Portador do Fogo

 


Chegamos ao décimo livro da série Crônicas Saxônicas! 

Sinopse:

É 917 d.C., e Uhtred é um homem de 60 anos, mas ainda é um guerreiro feroz e temível. Alfred está morto há muito tempo e seu filho Edward agora lidera os esforços para expulsar os dinamarqueses de todas as terras saxãs. A irmã de Edward, Æthelflaed, governa a vizinha Mércia e ainda considera Uhtred - um ex-amante - como seu protetor. A Grã-Bretanha está em um estado de paz inquieta. O governante viking de Northumbria, Sigtryggr, e a rainha saxã Æthelflaed, concordaram com uma trégua. E assim, o maior guerreiro da Inglaterra, Uhtred de Bebbanburg, finalmente tem a chance de retomar a casa que seu tio traidor roubou dele há muitos anos - e que seu primo ardiloso ainda ocupa.

Mas o destino é inexorável, e os inimigos de Uhtred e os juramentos que ele fez, além de uma rede de intrigas, conspiram para distraí-lo de seu sonho de recuperar sua casa.

Novos inimigos entram na luta pelos reinos da Inglaterra: o temível Constantin da Escócia aproveita a oportunidade de conquista e lidera seus exércitos para o sul. Assim, a já precária paz da Britânia pode se transformar em uma guerra que a aniquilaria de uma vez por todas. Porém, Uhtred está determinado, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de mantê-lo afastado de seu direito de nascimento. Ele é o senhor de Bebbanburg, o descendente de Ida, o Portador do Fogo, e vai precisar de todas as habilidades que desenvolveu em uma vida de batalhas para transformar seu sonho em realidade.

Resenha:

Apesar de O Portador do Fogo ser o livro em que narra a história da tão esperada conquista de Bebbanburg, no geral, a narrativa não é tão empolgante assim. As emoções foram deixadas apenas para o final mesmo. Bernard Cornwell se prolongou muito nas especulações de Uhtred sobre a guerra e nos planos secretos que só a mente de Uhtred conhece. 

O Uhtred filho é que está se tornando para mim um personagem mais interessante, porque é como o Uhtred do passado.

A idade de Uhtred faz ele enganar muita gente. Ele pode se passar por um velho inocente, já que usou esse disfarce muito bem. E pode voltar a ser o guerreiro temível. Não é mais o mesmo jovem, Uhtred, mas ainda dá conta do recado. 

Æthelflaed está muito doente. Achei lamentável ela ser uma personagem que foi se apagando...

O que achei fofo lá no última página foi quando Uhtred, emocionado, estava contemplando o seu lar, Finan, como sempre, estava ao lado dele. Que amizade linda! Que lealdade do Finan! Como ele mesmo disse, não ia perder o final da história. Só que não é o final. Temos mais três livros para concluir a série. E vamos que vamos! 

O Portador do Fogo está à venda na Amazon através deste link

Conheça a série completa aqui

Leia também: Outlander - A viajante do tempo - Toda luz que não podemos ver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons