Resenha sobre o livro O portão dourado

 


Contém spoiler.

O Portão Dourado é o segundo livro da saga O Cavaleiro de Bronze. Estou apaixonada demais por essa história! Que personagem incrível que é essa Tatiana! Claro, ela tem os seus defeitos, mas no geral é uma garota forte que não abaixa a cabeça para os horrores da guerra. Ela simplesmente luta para sobreviver fazendo o seu melhor, que é, como enfermeira, cuidar dos soldados feridos e ajudar a todos os que necessitam dela. 

Em O Portão Dourado Tatiana está vivendo em segurança em Lazarevo, mas Alexander não sabe disso, pois ficou durante seis meses sem receber nenhuma carta das irmãs. Ele nem sabia que Dasha havia morrido, pois o Dimitri não falou nada para ele. 

Alexander pede uma licença de 5 semanas ao seu general do Exército Vermelho, o que ele concede, pois sabe o quanto Alexander tem se dedicado à guerra.

Então, Alexander aproveita essas "férias" para ir em busca de notícias das irmãs. Ele viaja até Lazarevo, e essa cena é de partir o coração, pois quando entra no povoado, ele não sabe que tipo de notícias pode receber. Não sabe se as irmãs estão lá ou se ambas morreram, ou se perderam em algum lugar. Alexander fraqueja, mas logo a cena se passa de dramática para um pouco engraçada quando Alexander reencontra sua Tatia cercada por senhoras em uma mesa de costura. 

O reencontro dos dois é emocionante. Cercado por amor e desejo, mas quando Alexander pergunta por Dasha, Tatiana se fecha e passa a tratá-lo com frieza. E esse é o momento que eu mais aguardava, pois Alexander fez Tatiana sofrer demais no primeiro livro. Eu queria que ela desse um gelo nele. 

A parte engraçada foram as senhoras. Todo mundo parecia conhecer Alexander na vila e aguardavam por ele. Então, ele ficou confuso, pois não conhecia absolutamente ninguém, mas todo mundo parecia saber demais sobre a vida dele. Isso porque quando Alexander escrevia cartas para Dasha, ela compartilhava tudo com a avó (quando ainda estava viva) e a avó compartilhava com o povoado inteiro. E, claro, Dasha aumentava muito a história sobre o amor deles. Então, as senhoras do povoado ficaram tristes e chorosas achando que Alexander tinha ido até lá para se casar com Dasha sem saber que ela havia morrido. 

Mesmo morta, Dasha ainda estava entre Tatiana e Alexander. 

Sem se conformar com tanta frieza vinda de Tatiana, Alexander a confronta, eles brigam e a verdade vêm à tona. Tatiana coloca para fora toda mágoa (ainda bem) e deixa claro o quanto toda a história do "casamento" dele com Dasha a machucou. 

Alexander se redime. Ele esclarece algumas coisas e os dois cedem ao amor que sentem um pelo outro.

Na resenha do primeiro livro, eu deixei claro que não gostei muito do Alexander, mas ele conseguiu se redimir comigo também na cena do casamento dele com Tatiana. Foi lindo! Tatiana queria apenas fazer como todo mundo, casar no registro civil, mas Alexander fez questão de levá-la até a igreja e casar com a bênção de Deus. Ele disse que Deus a havia dado a ele e essa seria uma forma de agradecer. As palavras do padre foram lindas e emocionantes. 

Esse segundo livro se estende com muitas cenas românticas e outras nem tanto românticas entre o casal. Muita gente achou desnecessário que o foco da história tenha se desligado um pouco da guerra, mas eu achei perfeito. Nossos personagens precisavam desse descanso depois de tanto sofrimento. 

O que eu achei interessante no casal é que eles são bem realistas. Alexander não se tornou no mocinho perfeito, ele ainda fez muitas coisas que irritaram a Tatiana e a briga deles não era nada bonita. Alexander quer mandar e quer que Tatiana obedeça, mas ela não é de obedecer... 

A lua de mel chega ao fim e esse é um dos momentos mais comoventes do livro. Quando Alexander precisa voltar ao trabalho e eles se despedem. Não antes de terem uma briga, claro, pois Tatiana estava disposta a ir com ele e Alexander quer protegê-la dos horrores de Leningrado.

Mas, depois de um mês vivendo de saudade, a teimosa Tatiana volta a Leningrado e passa a trabalhar mais uma vez como enfermeira no hospital. Não demora para ela e Alexander se reencontrarem e a briga entre eles é mais uma vez muito intensa, pois Alexander fica desesperado ao vê-la em perigo mais uma vez. E o que o preocupa não é apenas o perigo da guerra em si, mas ameaças de Dimitri e o que pode acontecer à Tatiana se descobrirem que Alexander é um americano infiltrado no Exército Vermelho. Na verdade, ele sabe o que pode acontecer, por isso se preocupa excessivamente com ela. Mas a garota é destemida e capaz de enfrentar tudo para estar ao lado dele.

No primeiro livro, eu fiquei muito incomodada com o triângulo amoroso, pois em alguns momentos parecia que Alexander gostava muito da Dasha também, mas nesse segundo livro o amor dele e da Tatiana é tão intenso que a gente se pergunta: Quem foi mesmo Dasha? Só há um momento que a sombra dela parece interferir um pouco os dois, pois ainda é um assunto sensível entre eles. Mas, depois de tudo o que passaram, não restam dúvidas de que a única mulher que Alexander realmente amou foi a Tatiana.

Amei demais esse segundo livro também. E vamos para o terceiro!

O Portão Dourado está à venda na Amazon através deste link

A resenha do primeiro livro você encontra aqui

Leia também: Toda luz que não podemos ver - Adeus às armas - Em pedaços

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons