Resenha sobre o livro A Guerra do Lobo

 


Contém spoiler!

A Guerra do Lobo é o décimo primeiro livro da série Crônicas Saxônicas, escrita pelo autor Bernard Cornwell e publicada pela Editora Record. Faltam apenas dois livros para eu concluir a leitura da série e confesso que já estou com saudades do Uhtred. 

O livro A Guerra do Lobo, diferente de O Portador do Fogo, que foi mais lento no início, já começou naquele ritmo que nós gostamos, Uhtred montado em seu cavalo de guerra, o Tintreg, e Finan ao seu lado.

Não dá para acreditar que o Uhtred está com sessenta e poucos anos. Até a Aethelflaed já morreu! Praticamente todos os guerreiros da idade de Uhtred já morreram e outros personagens mais novos adoeceram e morreram também.

Outra surpresa é ele ainda estar casado com Eadith. Acho que essa foi a esposa que mais durou ao lado dele. E, segundo Eadith, Uhtred não parece velho. Ele está grisalho, mas, ao que parece, continua forte e com vigor físico. 

Aethelflaed era a senhora da Mércia e, com a morte dela, essas terras passaram a ser lideradas pelo Rei Eduardo. Algumas pessoas se revoltaram, pois acharam que a filha de Aethelflaed deveria governar. Mas, vamos lembrar que a garota é um pouco avoada e que na verdade quem lideraria seria Cynlaef, o escolhido por Aethelflaed para ser o esposo da filha. Então, Cynlaef lidera a revolta e Uhtred vai até Aethelstan para ajudá-lo a conter os rebeldes.

Aethelstan é o filho mais velho de Eduardo, considerado bastardo por alguns, mas que na verdade não é, pois Eduardo havia se casado com a mãe de Aethelstan, mesmo que tenha sido escondido. 

Quando Uhtred chega até Aethlestan, descobre que o garoto não havia o chamado pedindo sua ajuda. Na verdade, alguém (um novo inimigo) queria Uhtred longe de Bebbanburg e sabia que única maneira de tirá-lo de lá era fazer com que ele acreditasse que Aethelstan precisava dele. Com a morte de Aethelflaed, Uhtred não estava jurado mais a ninguém, porém, ele ainda considerava Aethelstan como seu filho.

Aethelstan está muito diferente do garoto que Uhtred praticamente criou. Está sério e devoto, como o avô dele, Alfredo, era. Mas isso não parece interferir na relação dele com Uhtred, pelo menos por enquanto. Quando Uhtred se recusa a prestar juramento a Aethelstan, a insatisfação do garoto é notória, mas ele parece superar isso em prol do respeito e amizade que tem por Uhtred.

O novo inimigo de Uhtred é Sköll Grimmarson, um norueguês que, na verdade, quer se tornar rei da Nortúmbria, mas que para enfrentar o rei Sigtryggr precisou afastar Uhtred de Bebbanburg porque tinha receio de enfrentá-lo. Na primeira tentativa de invasão, Sköll mata Stiorra, filha de Uhtred e esposa do rei Sigtryggr. Então, o livro é basicamente sobre a vingança, pois tanto Uhtred quanto Sigtryggr desejam fervorosamente matar Sköll. 

Eles descobrem onde Sköll mora e vão até lá. A batalha é uma verdadeira confusão. Foi pura sorte Uhtred ter conseguido vencer. E Stiorra foi vingada. 

Uhtred tenta proteger seu filho da batalha porque estava com medo de morrer e Bebbanburg ficar sem nenhum senhor. O Uhtred filho teve pouca participação nesse livro. Espero uma participação maior no próximo livro. 

Como acordo de paz, Sigtryggr teve que se casar com a irmã gêmea do Aelthestan. Mesmo contra sua vontade, pois Stiorra tinha acabado de morrer. 

E a morte dela foi muito triste para o Uhtred.

Finan brilhou nesse livro. Como sempre, um amigo fiel. E na batalha contra Sköll, se não fosse por Finan, Uhtred teria se ferrado. 

Amei o livro. Um dos melhores da série.  

A Guerra do Lobo está à venda na Amazon através deste link

Conheça a série completa clicando aqui

Leia também: O sol também se levanta - Em pedaços - O espião.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons