Resenha sobre o livro Tatiana e Alexander - Saga O Cavaleiro de Bronze

 


Já enfatizei muito nas resenhas anteriores o quanto que eu amei essa história. Esse terceiro livro foi um pouco criticado pelo fato de Tatiana e Alexander demorarem muito a se reencontrar. Mas eu amei mesmo assim.

O início da história foi um pouco diferente dos dois livros anteriores porque a autora descreveu muito o passado, tanto da fuga de Tatiana para a América quanto sobre a infância de Alexander. No entanto, foi muito importante para a história conhecer mais sobre os pais de Alexander e o que sofreram quando chegaram à União Soviética. 

No primeiro livro eu não gostei muito de Alexander, no segundo livro ele se redimiu, mas no terceiro... senti tanta pena do Alexander criança! Coitado. Sofreu muito por causa das escolhas dos pais. A mãe não aguentou viver em meio à tanta pobreza e exploração e se tornou alcoólatra. O pai sabia que havia errado com a decisão de sair da América para ir viver uma vida de "ilusão" na União Soviética, mas o orgulho o impediu de admitir isso. Então, ele via a esposa se autodestruindo a cada dia, o filho destinado a ser condenado e ele não podia fazer mais nada, pois tinha abdicado a cidadania americana e eles não podiam mais voltar. Enfim, a juventude de Alexander foi sofrida. 

O livro também relata sobre o início das aventuras amorosas de Alexander. Foi mais uma mentira que Alexander contou para Tatiana, pois ele disse que não havia "conhecido" muitas mulheres. Mentira. Quando o assunto é a vida amorosa de Alexander, eu sempre fico um pouco chateada com ele... rsrs. E teve um momento da história que eu fiquei aflita com uma decisão dele... Mas, ele se manteve fiel. Ainda bem. É que o amigo dele (na verdade, outro amigo da onça igual ao Dimitri) levou uma prostituta até a cabana de Alexander para ele "se divertir". Alexander recusou, mesmo com a moça se esforçando bastante para dormir com ele.

Depois que Tatiana foi embora achando que Alexander tinha morrido, ele, de fato, quase morreu. Foi preso e torturado, mas em nenhum momento confessou que era americano. Perdeu a patente e foi enviado para comandar um batalhão no lugar mais perigoso e desprotegido da guerra. Alexander sobreviveu nem sei como. Foi preso novamente, dessa vez pelos alemães. Descobriu que Pasha estava vivo, mas depois o garoto morreu mesmo. Enfim, sofreu demais.

Enquanto isso, Tatiana trabalhava como enfermeira em um hospital e cuidava do filho, Anthony. Ela fez amizade com outra enfermeira chamada Vikki e depois as duas passaram a dividir um apartamento. 

Muitos homens tentaram conquistar Tatiana, inclusive Edward, o médico que a ajudou durante o parto. Mas Tatiana ainda tinha esperanças de que Alexander estivesse vivo, pois, quando encontrou a medalha dele em sua mochila, ela acreditou que aquilo fosse um sinal. E estava certa. 

Bom, eles passaram três anos separados. Depois, ao servir mais uma vez na Cruz Vermelha, Tatiana descobriu a prisão onde Alexander estava e foi até lá para salvá-lo. Os dois quase morreram, mas depois de muito sofrimento e perseguição tudo acabou dando certo. 

Alexander conseguiu sua cidadania americana de volta, foi viver com Tatiana e o filhinho deles. Tornou-se construtor de casas e o negócio prosperou. Eles tiveram mais filhos e viveram felizes para sempre. 

Sério, esse casal merecia um final assim. 

Recomendo muito a leitura desses livros! 

A resenha do primeiro livro está disponível aqui. E a do segundo livro através deste link

Tatiana e Alexander - O cavaleiro de Bronze está à venda na Amazon através deste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons