Resenha sobre o livro Eu perdi o rumo

 


Conheci a autora Gayle Forman através dos livros Se eu ficar, Para onde ela foi, Apenas um dia e Apenas um ano

Eu perdi o rumo é o primeiro livro dela que leio que não é duologia. 

Esse livro passou meses na minha estante até eu perceber que estava com vontade de ler algo escrito pela Gayle Forman mais uma vez. 

O livro conta com três personagens principais: Freya, Harun e Nathaniel. 

Spoiler!

Freya é uma jovem cantora com a carreira em ascensão. Mas, quando está prestes a gravar o primeiro álbum que seu agente garante que vai ser um sucesso e que vai alavancar de vez a sua carreira, algo inusitado acontece: ela perde a voz. Não literalmente. Ela perde a voz para o canto. Não consegue mais cantar sem desafinar. Simplesmente não consegue cantar como antes. 

A história de Freya é um pouco triste. Ela foi abandonada pelo pai quando ainda era criança. O pai disse que iria visitar a família dele que mora em outro país, e simplesmente não volta mais.  

Freya também tem problemas com a irmã. Antes, as duas cantavam juntas. Eram uma dupla que começou a fazer sucesso nas redes sociais, mas, quando foram descobertas por um agente famoso por descobrir "estrelas", o interesse dele foi apenas em Freya, e ela e a irmã brigaram e desfizeram a dupla... e a amizade. 

Harun é de origem árabe. Vem de uma família tradicional e por isso não tem coragem de assumir que é homossexual. Ele está com problemas com o namorado, que cansou de ter um relacionamento às escondidas e acha que Harun não o ama o suficiente para assumi-lo. 

E por fim vem a história de Nathaniel, que foi a que mais me comoveu. Ele morava com seus pais em lugar longe da cidade, no campo. Então, viviam naturalmente isolados. O pai tinha um comportamento infantil e irresponsável. Então, certo dia, a mãe cansou de tudo isso e foi embora.

À medida que Nathaniel cresce, ele descobre que o pai não é apenas um adulto sem noção, ele realmente tem problemas. O livro não especifica exatamente qual, mas imagino que seja algo parecido com esquizofrenia... algo assim. Ele é um pouco louco e vive em uma realidade diferente. 

Nathaniel percebe que sua vida não será normal se ele permanecer isolado com o pai. Principalmente depois que, por um acidente causado pelo pai, Nathaniel perde a visão de um olho. A partir daí o jovem que era atleta e um pouco popular na escola, se isola de vez. Até o dia em que o pai desaparece e Nathaniel, suspeitando que ele foi para Nova York, vai atrás dele. 

A verdade é que o pai foi se matar pulando de uma ponte. E Nathaniel deseja chegar a essa ponte para fazer o mesmo. Só que ao conhecer Freya e Harun, a vida deles toma outro rumo.

Como já mencionei, Nathaniel foi o personagem que mais me comoveu. Senti empatia por ele. Deu vontade de dar um abraço reconfortante no personagem. Ele teve uma vida difícil, mesmo quando ainda era uma criança abriu mão de tudo, inclusive da própria felicidade, para cuidar do pai. 

Eu gostei do livro e recomendo a leitura.

Eu perdi o rumo está à venda no site da Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Menestrel - William Shakespeare

Resenha do livro O Conde de Monte Cristo

Demons - Imagine Dragons